Fuja das “Métricas de Vaidade”, saiba o que realmente deve ser mensurado com as métricas de marketing digital realmente relevantes para o seu negócio, de forma simples, prática e objetiva!
Já não é mais nenhuma novidade o fato de a internet dispor de diversas ferramentas de mensuração de resultados, possibilitando com que possamos fazer ajustes no desenvolvimento das nossas estratégias, otimizações para extrair maiores e melhores resultados, etc.
No mundo das vendas na internet, as análises são feitas o tempo inteiro, ou seja, há um acompanhamento constante no andamento de qualquer tipo de estratégia.
Quando falamos em análises com base em métricas de marketing digital temos que saber exatamente o que queremos mensurar, pois muitos empreendedores acabam direcionando as ações de marketing digital de suas empresas para o caminho errado, e isso se deve principalmente ao fato de confiarem em MÉTRICAS DE VAIDADE (curtidas e likes nas redes sociais, por exemplo).
Grave bem esse termo e toda vez que for mensurar alguma coisa, pare para pensar em que tipo de dados espera colher, qual objetivo quer atingir e se essa métrica é ou não uma métrica realmente relevante.
30 termos essenciais do marketing digital para seu negócio!
Principais Métricas de Marketing Digital que você deve acompanhar
É fundamental entender cada uma das métricas de marketing digital para garantir que a sua estratégia de marketing tenha os resultados mais assertivos. Acompanhe:
1 – ROI – Retorno sobre o Investimento
Primeiramente vamos falar de uma das mais populares e importantes métricas de marketing digital em todo o mundo, o ROI.
O ROI é um método utilizado para descobrir a efetividade e, principalmente, o retorno financeiro de determinada ação, campanha ou estratégia online de marketing.
Vale lembrar que o ROI não é utilizado apenas no marketing digital, mas em inúmeras outras atividades.
E como calcular o ROI? Funciona da seguinte forma:
ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial
Por exemplo, você obteve R$50.000,00 em determinada campanha, tendo investido R$5.000,00; sendo assim:
(R$ 50.000,00 – R$ 5.000,00) / R$ 5.000,00 = 9
Ou seja, o seu ROI foi equivalente a 9 vezes o valor do seu investimento inicial. Normalmente calcula-se o ROI em porcentagem, então basta multiplicar o resultado por 100.
Ainda ficou com dúvidas sobre o ROI e em como calcular? No vídeo abaixo, eu te explico detalhe por detalhe de como fazer isso de forma rápida. É só apertar o play e assistir.
Se quiser uma referência do conteúdo por escrito, salve este link: Como calcular ROI e CAC do Marketing Digital?
2 – Taxa de conversão (CVR – Conversion Rate)
As taxas de conversões podem ser utilizadas de diversas maneiras e podem ser relacionadas a aberturas de e-mail, geração de leads, qualificação de leads em oportunidades de negócios, conversões por gargalo no funil de vendas, etc.
Esse tipo de métrica é um ótimo indicador de efetividade das ferramentas de marketing digital.
O cálculo é muito simples, basta dividir a quantidade de conversões obtidas pelo número de acessos obtidos. Veja um cálculo simplificado de uma taxa de conversão:
Imagine que sua empresa criou uma landing page para geração de leads. Esta landing page gerou 950 visitantes e 325 leads, sendo assim:
325 / 950 = 0.34 x 100 = 34%
Em outras palavras isso significa que 34% das pessoas que acessaram sua landing page e se converteram em leads, o que está acima da taxa de conversão recomendada para LPs.
Quer referências do que é uma boa taxa de conversão para LPs e e-mails marketing, por exemplo? Detalhamos todas neste outro artigo: Como fazer relatório de acompanhamento de sucesso para Inbound Marketing.
A grande vantagem é que, geralmente, softwares de gerenciamento e automação de marketing e CRMs já apontam todos os dados de uma única vez sem que o usuário necessite fazer cálculos manualmente.
Quer um exemplo de bom software de automação de marketing? Nós usamos e indicamos o RD Station, que me ajuda bastante a automatizar e melhorar processos aqui na Eixo. Para saber mais, acesse também: Tudo que você precisa saber sobre o RD Station.
3 – Taxa de rejeição (Bounce Rate)
Essa também é uma das métricas de marketing digital que tem grande importância na elaboração de estratégias.
Basicamente, a taxa de rejeição é utilizada para identificar a usabilidade de páginas online, e-mails abertos (porém sem interação), entre outras estratégias do marketing digital. Isto é: essa taxa apontará problemas no conteúdo, no layout da página, usabilidade de CTAs, etc.
No Google Analytics, é possível saber a taxa de rejeição de cada página do seu site.
Tendo identificado as páginas que não convertem e têm alta taxa de rejeição, reorganize o layout e faça outra abordagem no conteúdo. Em seguida realize o que nós chamamos de Teste A/B, que é um indicador que funciona de modo comparativo para indicar quais mudanças geram melhores conversões e maiores períodos de permanência em uma página online ou e-mail.
Para entender mais sobre como analisar essa métrica e melhorar seus resultados, leia também:
É possível diminuir a taxa de rejeição de um site? Descubra!
Como analisar e gerar relatório no Google Analytics
4 – CPC, CPM, CTR e CPL
Não se assuste com estes termos, são bem simples:
CPC (Custo por Clique): serve para apontar parâmetros do valor de investimento em campanhas de anúncios patrocinados, ou seja, sua empresa investirá um montante e a cada clique será debitado o valor unitário.
CPM (Custo por Mil): é o valor que será debitado do seu investimento a cada mil impressões de uma página ou de um conteúdo impulsionado.
CTR (Click Through Rate/Taxa de Cliques): basicamente é uma métrica que aponta o número de cliques que seus anúncios receberam. Em outras palavras, indica a quantidade de pessoas que realmente visualizaram e clicaram em seus anúncios.
CPL (Custo por Lead): esta métrica indica qual foi o custo de cada lead gerado em uma determinada campanha, por exemplo:
Sua empresa investiu R$ 500 em uma campanha para geração de Leads e gerou 120 leads, isso significa que cada lead desta campanha custou R$ 4,16; a fórmula é a seguinte:
CPL: Investimento total na campanha/número de leads gerados
Aprenda como melhorar as suas campanhas de mídia paga em:
3 dicas para uma campanha de marketing digital bem-sucedida
Fica confuso com muitos termos do Marketing Digital? Então, confira dicionário do marketing digital aqui.
5 – Fontes/Origens de Tráfego
Não poderíamos deixar esta métrica tão importante de fora deste artigo.
Para resumir o que é a fonte de tráfego e para que ela serve, podemos dizer que esta métrica indica a efetividade de cada canal da sua estratégia de marketing digital.
Imagine que a sua empresa investe R$ 2.500,00 todos os meses no Google Ads e apenas R$ 800,00 em Facebook e Instagram Ads. No entanto, a maior parte do tráfego do seu site (70%) está vindo das mídias sociais.
Bom, sem dúvida alguma coisa está errada, ou seja, a análise das fontes/origens de tráfego serve para apontar o alcance de cada canal da sua estratégia.
Leia também:
Tráfego Orgânico: entenda o que é e como aumentar em 5 passos
Essas são as 5 métricas de marketing digital mais relevantes para você mensurar. Acompanhando regularmente cada uma e fazendo as alterações necessárias, a sua marca vai longe no meio digital, não tenha dúvidas.
Se deseja entender como a Eixo Digital trabalha com essas métricas, entre em contato com um de nossos especialistas aqui e saiba mais. Podemos te ajudar a ter autoridade digital REAL, como já fizemos com outros clientes.