Métricas de Marketing Digital: conheça as principais e mais importantes

Por: Raphael Caitano

​​Métricas de Marketing Digital: o que é preciso mensurar

Fuja das “Métricas de Vaidade”, saiba o que realmente deve ser mensurado com as métricas de marketing digital realmente relevantes para o seu negócio, de forma simples, prática e objetiva!

Já não é mais nenhuma novidade o fato de a internet dispor de diversas ferramentas de mensuração de resultados, possibilitando com que possamos fazer ajustes no desenvolvimento das nossas estratégias, otimizações para extrair maiores e melhores resultados, etc.

No mundo das vendas na internet, as análises são feitas o tempo inteiro, ou seja, há um acompanhamento constante no andamento de qualquer tipo de estratégia.

métricas de marketing digital

Quando falamos em análises com base em métricas de marketing digital temos que saber exatamente o que queremos mensurar, pois muitos empreendedores acabam direcionando as ações de marketing digital de suas empresas para o caminho errado, e isso se deve principalmente ao fato de confiarem em MÉTRICAS DE VAIDADE (curtidas e likes nas redes sociais, por exemplo).

Grave bem esse termo e toda vez que for mensurar alguma coisa, pare para pensar em que tipo de dados espera colher, qual objetivo quer atingir e se essa métrica é ou não uma métrica realmente relevante.

30 termos essenciais do marketing digital para seu negócio!

Principais Métricas de Marketing Digital que você deve acompanhar

É fundamental entender cada uma das métricas de marketing digital para garantir que a sua estratégia de marketing tenha os resultados mais assertivos. Acompanhe:

1 – ROI – Retorno sobre o Investimento

métricas de marketing digital retorno sobre investimento

Primeiramente vamos falar de uma das mais populares e importantes métricas de marketing digital em todo o mundo, o ROI.

O ROI é um método utilizado para descobrir a efetividade e, principalmente, o retorno financeiro de determinada ação, campanha ou estratégia online de marketing.

Vale lembrar que o ROI não é utilizado apenas no marketing digital, mas em inúmeras outras atividades.

E como calcular o ROI? Funciona da seguinte forma:

ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial

Por exemplo, você obteve R$50.000,00 em determinada campanha, tendo investido R$5.000,00; sendo assim:

(R$ 50.000,00 – R$ 5.000,00) / R$ 5.000,00 = 9

Ou seja, o seu ROI foi equivalente a 9 vezes o valor do seu investimento inicial. Normalmente calcula-se o ROI em porcentagem, então basta multiplicar o resultado por 100.

Ainda ficou com dúvidas sobre o ROI e em como calcular? No vídeo abaixo, eu te explico detalhe por detalhe de como fazer isso de forma rápida. É só apertar o play e assistir.

Se quiser uma referência do conteúdo por escrito, salve este link: Como calcular ROI e CAC do Marketing Digital?

2 – Taxa de conversão (CVR – Conversion Rate)

Taxa de conversão (CVR – Conversion Rate)

As taxas de conversões podem ser utilizadas de diversas maneiras e podem ser relacionadas a aberturas de e-mail, geração de leads, qualificação de leads em oportunidades de negócios, conversões por gargalo no funil de vendas, etc.

Esse tipo de métrica é um ótimo indicador de efetividade das ferramentas de marketing digital.

O cálculo é muito simples, basta dividir a quantidade de conversões obtidas pelo número de acessos obtidos. Veja um cálculo simplificado de uma taxa de conversão:

Imagine que sua empresa criou uma landing page para geração de leads. Esta landing page gerou 950 visitantes e 325 leads, sendo assim:

325 / 950 = 0.34 x 100 = 34%

Em outras palavras isso significa que 34% das pessoas que acessaram sua landing page e se converteram em leads, o que está acima da taxa de conversão recomendada para LPs.

Quer referências do que é uma boa taxa de conversão para LPs e e-mails marketing, por exemplo? Detalhamos todas neste outro artigo: Como fazer relatório de acompanhamento de sucesso para Inbound Marketing.

A grande vantagem é que, geralmente, softwares de gerenciamento e automação de marketing e CRMs já apontam todos os dados de uma única vez sem que o usuário necessite fazer cálculos manualmente.

Quer um exemplo de bom software de automação de marketing? Nós usamos e indicamos o RD Station, que me ajuda bastante a automatizar e melhorar processos aqui na Eixo. Para saber mais, acesse também: Tudo que você precisa saber sobre o RD Station.

3 – Taxa de rejeição (Bounce Rate)

taxa de rejeição

Essa também é uma das métricas de marketing digital que tem grande importância na elaboração de estratégias.

Basicamente, a taxa de rejeição é utilizada para identificar a usabilidade de páginas online, e-mails abertos (porém sem interação), entre outras estratégias do marketing digital. Isto é: essa taxa apontará problemas no conteúdo, no layout da página, usabilidade de CTAs, etc.

No Google Analytics, é possível saber a taxa de rejeição de cada página do seu site.

Tendo identificado as páginas que não convertem e têm alta taxa de rejeição, reorganize o layout e faça outra abordagem no conteúdo. Em seguida realize o que nós chamamos de Teste A/B, que é um indicador que funciona de modo comparativo para indicar quais mudanças geram melhores conversões e maiores períodos de permanência em uma página online ou e-mail.

Para entender mais sobre como analisar essa métrica e melhorar seus resultados, leia também:

É possível diminuir a taxa de rejeição de um site? Descubra!

Como analisar e gerar relatório no Google Analytics

4 – CPC, CPM, CTR e CPL

CPC, CPM, CTR e CPL

Não se assuste com estes termos, são bem simples:

CPC (Custo por Clique): serve para apontar parâmetros do valor de investimento em campanhas de anúncios patrocinados, ou seja, sua empresa investirá um montante e a cada clique será debitado o valor unitário.

CPM (Custo por Mil): é o valor que será debitado do seu investimento a cada mil impressões de uma página ou de um conteúdo impulsionado.

CTR (Click Through Rate/Taxa de Cliques): basicamente é uma métrica que aponta o número de cliques que seus anúncios receberam. Em outras palavras, indica a quantidade de pessoas que realmente visualizaram e clicaram em seus anúncios.

CPL (Custo por Lead): esta métrica indica qual foi o custo de cada lead gerado em uma determinada campanha, por exemplo:

Sua empresa investiu R$ 500 em uma campanha para geração de Leads e gerou 120 leads, isso significa que cada lead desta campanha custou R$ 4,16; a fórmula é a seguinte:

CPL: Investimento total na campanha/número de leads gerados

Aprenda como melhorar as suas campanhas de mídia paga em:

3 dicas para uma campanha de marketing digital bem-sucedida

Fica confuso com muitos termos do Marketing Digital? Então, confira dicionário do marketing digital aqui.

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5 – Fontes/Origens de Tráfego

Fontes Origens de Tráfego

Não poderíamos deixar esta métrica tão importante de fora deste artigo.

Para resumir o que é a fonte de tráfego e para que ela serve, podemos dizer que esta métrica indica a efetividade de cada canal da sua estratégia de marketing digital.

Imagine que a sua empresa investe R$ 2.500,00 todos os meses no Google Ads e apenas R$ 800,00 em Facebook e Instagram Ads. No entanto, a maior parte do tráfego do seu site (70%) está vindo das mídias sociais.

Bom, sem dúvida alguma coisa está errada, ou seja, a análise das fontes/origens de tráfego serve para apontar o alcance de cada canal da sua estratégia.

Leia também: 

Tráfego Orgânico: entenda o que é e como aumentar em 5 passos

Essas são as 5 métricas de marketing digital mais relevantes para você mensurar. Acompanhando regularmente cada uma e fazendo as alterações necessárias, a sua marca vai longe no meio digital, não tenha dúvidas.

Se deseja entender como a Eixo Digital trabalha com essas métricas, entre em contato com um de nossos especialistas aqui e saiba mais. Podemos te ajudar a ter autoridade digital REAL, como já fizemos com outros clientes.

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