Os 8 erros de SEO que te afastam das primeiras posições do Google

“Quem não é visto não é lembrado.” Esse conhecido ditado popular certamente diz muito sobre marketing digital – para sua estratégia funcionar, você precisa posicionar seu conteúdo para obter a maior visibilidade possível. 

Se você está produzindo conteúdo para o seu site, mas ele não está sendo ranqueado pelo Google, preciso te dizer a verdade: seu trabalho provavelmente não está alcançando seus potenciais clientes. 

Para você entender melhor porque o rankeamento do seu conteúdo no Google desempenha um papel tão importante na sua estratégia, basta pensar o seguinte: aparecer nas primeiras posições de busca do Google significa gerar mais tráfego para o seu site, consequentemente, mais leads. Com mais leads, a probabilidade de fechar uma venda também aumenta, ou seja, o aumento de tráfego está diretamente relacionado ao resultados de vendas. 

É claro, seu conteúdo precisa ser rico, relevante para sua audiência. No entanto, mesmo assim, ocupar as primeiras posições do Google é indispensável. Bom conteúdo sem SEO não é suficiente! 

Muitos acreditam que basta criar o conteúdo que os mecanismos de busca irão se encarregar de todo o resto, mas a realidade é que o Google trabalha vasculhando uma variedade ENORME de conteúdos e sites em toda a Internet, ou seja, você não está sozinho.

Nesse contexto, já parou para pensar que o ideal seria você ajudar o Google a te encontrar?

Neste artigo vamos falar sobre 8 erros de SEO que te afastam das primeiras posições do Google. Se prestar bem atenção às próximas dicas e aplicá-las em sua estratégia, tenho certeza que seu tráfego vai melhorar em pouco tempo. Acompanhe até o final! 

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1. Não utilizar o Google Search Console

O Google Search Console é uma poderosa ferramenta para entender como o Google vê o seu site. Por meio da análise feita na plataforma, é mais fácil identificar os pontos do seu site que precisam ser ajustados para melhorar o rankeamento. 

Manualmente, você pode inserir o endereço a ser analisado no Google Search Console e a própria ferramenta fornece relatórios de tráfego e rankeamento do seu conteúdo. Caso o desempenho esteja ruim, ainda oferece sugestões de melhorias para realçar sua página nas pesquisas. 

O Google Search Console também tem outras funcionalidades importantes que não podem ser ignoradas, como, por exemplo, a parte de “cobertura’ – analisa e apresenta os erros do site que podem interferir na indexação das páginas. 

Além disso, também é possível analisar a facilidade de uso em dispositivos móveis, o que dá uma visão dos problemas em usabilidade mobile. Este é um importante fator de SEO por conta da política “Mobile-first” do Google, na qual sites não adaptados adequadamente para mobile recebem menos pontos de rankeamento.  

Estratégia de SEO para otimizar o seu site

2. Não investir em Link Building

Receber links de outros sites é um fator muito relevante para alcançar as primeiras posições no Google. Quanto mais sites e blogs (de credibilidade!) linkarem sua página (link building), mais relevância eles transmitem para o seu conteúdo. Com isso, os algoritmos do Google não têm outra opção a não ser colocá-lo nas primeiras posições de busca.

Para quem está começando e não sabe como investir em Link Building, um bom jeito de conseguir que outros sites utilizem seus links é investir em guest posts – publicar posts como convidado em outros blogs. Utilize sua rede de contatos, crie parcerias e escreva ocasionalmente para blogs com o mesmo público ou tema que o seu. 

3. Site lento

A velocidade do seu site ou blog influencia diretamente no rankeamento do conteúdo. O Google tem até uma ferramenta gratuita (Test My Site) para testar a velocidade do seu site e se certificar que está dentro dos padrões mínimos de SEO. 

Esse detalhe muitas vezes passa despercebido e acaba prejudicando muito o rankeamento e a experiência do usuário. 

Além de se certificar de que todos os recursos técnicos de conexão e domínio do site estão funcionando corretamente, uma boa dica é comprimir as imagens nos seus conteúdos. Utilizar compressores gratuitos de imagens jpg e png, por exemplo, vai garantir que sua página seja mais leve, e carregue muito mais rápido do que se você utilizasse as imagens originais, sem compressão. 

4. Conteúdo duplicado 

Duplicar conteúdo do próprio site pode ser normal, mas prejudicial à sua estratégia. Muitas vezes as pautas são semelhantes e algumas coisas podem ser reaproveitadas. No entanto, fazer isso em excesso ou reutilizar partes muito grandes pode acabar prejudicando seu rankeamento nas ferramentas de busca. 

Isso acontece porque o Google consegue identificar quando um mesmo conteúdo está sendo reproduzido várias vezes (muitas vezes em vários sites diferentes). Como forma de proteção, o conteúdo original (o primeiro a publicar) é exibido nas primeiras posições em detrimento dos demais. 

Dessa forma, mesmo que o conteúdo original seja seu, duplicá-lo é um risco, já que outros conteúdos, com palavras chaves diferentes, podem perder colocações em detrimento do original. 

Agora, no que se refere à duplicar conteúdo de outros sites, o erro é ainda mais grave. Além de ser considerado um plágio, você também será penalizado pelo Google e prejudicará o desempenho do seu site como um todo ao seguir com essa prática de forma massiva.

5. URL’s e tittle tags não otimizados

A URL é o endereço da sua página e também é um item significativo para o rankeamento das ferramentas de busca. É fundamental que a palavra-chave do seu conteúdo esteja na URL, como no exemplo abaixo.

erros de SEO

Outro ponto de atenção na hora de definir sua URL é tomar cuidado para não criar um endereço muito grande. Isso pode prejudicar o rankeamento.

O Title Tag é o título que você define para a sua página nos resultados de busca. É o título que aparece como resultado para alguma palavra chave do seu artigo. Portanto, é uma dos critérios mais importantes de rankeamento. Não otimizar sua Title Tag é um erro bobo, mas que custa muito caro.

Algumas dicas básicas: a title tag deve ser curta o suficiente para não ser cortada quando aparecem os resultados de busca. A title tag TEM QUE contar com a palavra chave. Na hora de criar suas title tags, ter um bom conhecimento de copywriting pode ajudar muito.

6. Não atentar-se a erros técnicos 

“Mas eu já fiz de tudo: arrumei o título, a URL, melhorei a meta description, aumentei a autoridade da minha página com backlinks e com os links internos que coloquei pelo meu site… Por que ainda não estou nas primeiras posições?”

É aqui que a atenção para erros técnicos fará a diferença entre o seu link e o do concorrente.

Imagine, por exemplo, que dentro do seu conteúdo existe um link que direciona para uma página que está quebrada, ou não existe mais (erro 404). 

De forma simplificada, o Google avalia isso como um ponto que interfere na experiência do usuário, pois você está levando o leitor para lugar nenhum. E essa pode ser uma justificativa para as dificuldades que tem tido em ranquear melhor a sua página.

Além de links internos quebrados no conteúdo, imagens ou vídeos que apresentam problemas também são erros técnicos que você deve se atentar.

Caso você esteja querendo trabalhar um conteúdo ou uma página em específico, você pode buscar por esses erros manualmente (clique em todos os links para conferir e observe se as imagens e vídeos se apresentam como deveriam).

Agora, para detectar erros técnicos em maior volume e em mais páginas, basta utilizar a ferramenta SEMrush, na parte de Site Audit.

7. Não fazer análise de concorrência orgânica 

  Você precisa conhecer os termos e palavras-chave mais procuradas no seu ramo de negócio. Muitas vezes algumas palavras-chaves podem ser muito concorridas. Nesses casos, você precisa saber de antemão o grau de dificuldade para conseguir rankear aquela palavra chave diante da ampla concorrência.

O SEMrush é uma excelente ferramenta que, além de fornecer várias estatísticas para palavras-chave, ainda oferece uma análise de concorrência orgânica para as palavras chaves que você pesquisar, o que permite que você, como conteudista, faça as melhores, de maneira calculada, para que suas estratégias de rankeamento sejam mais eficazes. 

8. Estrutura de conteúdo inadequada 

Outro erro básico é esquecer de estruturar seu texto de acordo com os padrões do Google: apenas um título principal (H1) dentro do conteúdo e os demais tópicos organizados em subtítulos por ordem hierárquica (H2, H3, H4…).

Um conteúdo bem estruturado permite que o Google identifique de maneira mais fácil palavras-chave no seu texto, melhorando o posicionamento nos resultados de busca. 

Esses são alguns dos principais erros que vejo as pessoas cometerem por ignorar detalhes que parecem irrelevantes, mas que na verdade fazem muita diferença no rankeamento de um conteúdo. 

SEO é detalhe, por isso você precisa conhecer as regras do “jogo” e aplicá-las pragmaticamente. Espero que esse artigo tenha te ajudado a aprender mais alguns segredos para conseguir rankear seu conteúdo nas primeiras posições do Google. 

Se quiser saber mais sobre como utilizar técnicas de SEO para rankear melhor seu conteúdo na internet e aumentar o tráfego do seu site, basta CLICAR AQUI para falar com um de nossos especialistas. 

Leia também:

O QUE É SEO? GUIA SIMPLIFICADO PARA QUALQUER UM ENTENDER!

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GUIA SEO: 12 AÇÕES PRÁTICAS PARA OTIMIZAR A URL DO SEU SITE

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Dicionário do Marketing Digital: o que é fundamental saber?

Lidar com o Marketing Digital nem sempre é fácil para quem não trabalha diretamente na área. Um dos fatores que prejudica tal entendimento é a linguagem que a metodologia carrega quando falamos em ações. Por isso aqui você vai encontrar um dicionário do Marketing Digital atualizado com os principais termos da área!

Se você fica perdido quando escuta falar em leads, busca orgânica, SEO e palavras-chave, fique tranquilo! Neste post, a Eixo Digital vai te ajudar a entender alguns termos falados por quem usa o glossário do Marketing Digital.

Ter conhecimento sobre o mundo “internetês” é importante não somente para quem é da área, mas também para quem aposta e investe neste tipo de estratégia.

Para entender melhor, acompanhe o conteúdo!

Por que você precisa conhecer os principais termos do Dicionário do Marketing Digital?

O Marketing Digital e suas ferramentas são extremamente importantes para a relação cliente-marca, para garantir boas estratégias e, consequentemente, bons resultados.

Desta forma é importante conhecer os termos e também a melhor maneira de usar cada um deles, aumentando o engajamento e a forma de lidar com os clientes.

30 termos essenciais do marketing digital para seu negócio!

Dicionário do Marketing Digital: principais conceitos e palavras para não ficar perdido

1 – Automação de Marketing

Esse é um dos principais termos do glossário do Marketing Digital e se refere a softwares que auxiliam e, como o próprio nome diz, automatizam o marketing de uma empresa para facilitar o trabalho e acelerar os resultados em vendas. De modo geral, são softwares que auxiliam na nutrição de leads, no engajamento, na construção do relacionamento, etc.

automação de marketing

Saiba mais em:

Afinal, o que é Automação de Marketing e o que é importante saber?

2 – Busca orgânica

É o tráfego vindo do posicionamento orgânico (gratuito) em ferramentas de busca. Ou seja, que não precisou de investimento em links patrocinados para alcançar um número “X” de visitantes.

Busca orgânica

Leia também:

Tráfego Orgânico: o que é e como aumentar o seu em 5 passos

3 – Call to Action (CTA)

Traduzindo para o português é “chamada para ação” que — quase sempre — são botões, textos com links ou banners usados para que os usuários realizem uma atividade esperada, como baixar um material ou acessar uma oferta. Por isso, é um dos principais conceitos dentro do glossário do Marketing Digital que você precisa entender.

CTA

4 – Conversão

Quando um usuário realiza uma ação (preencher um formulário, baixar um ebook, acessar um infográfico, etc.) que a empresa deseja por meio de um CTA, ele se torna um lead, ou seja, realiza uma conversão.

O que acha de conferir tudo que precisa saber sobre Marketing Digital em um só lugar? Acesse aqui a nossa categoria e aprofunde-se no assunto!

5 – E-book

Nada mais é do que um livro eletrônico com conteúdo educativo sobre um determinado assunto. Em geral, o download pode ser feito dentro do próprio site ou por meio de e-mails cadastrados em uma Lading Page.

dicionário do marketing digital

Se você quer entender melhor sobre E-Books, estes conteúdos podem ajudar:

Como criar um E-Book?

Como divulgar E-Book? 7 maneiras que trazem resultados

6 – Funil de Vendas

Representa os estágios que os clientes passam dentro de um processo de vendas de Inbound Marketing. Correspondem a atração, conversão, relacionamento e venda.

Saiba mais sobre Funil de Vendas e como construir um para uma marca aqui.

7 – Guest Post

É um conteúdo escrito no blog da sua empresa por um convidado, a fim de agregar um post relevante sobre um tema específico. Aqui você pode conferir 4 passos para fazer um conteúdo seu ser publicado em grandes sites!

8 – Hiperlink

É um conteúdo clicável dentro de uma página que leva para um outro conteúdo relacionado ao tema.

9 – Inbound Marketing

É o marketing focado em atrair potenciais clientes. A ideia do Inbound Marketing, diferente do marketing “tradicional”, é a de que o cliente chega a uma empresa após passar pelas etapas do Funil de Vendas, elaboradas em uma estratégia específica no ambiente digital. Tal ação tem por objetivo alcançar a persona desejada, fazer com que ela se torne um lead qualificado e, no momento certo, uma oportunidade para fechar um negócio.

O que você precisa saber sobre Inbound Marketing está aqui:

Inbound Marketing: o essencial para não ficar perdido

10 – Isca Digital

É o material usado para auxiliar na conversão de um lead. Pode ser um ebook, infográfico, webinar, etc. Para aprender mais sobre isca digital, seus tipos e mais, clique aqui.

11 – Landing Page

Uma página com um formulário de conversão criada para fazer com que os visitantes deixem seus dados e tornem-se leads. Neste outro artigo, você pode entender melhor o que é uma landing page, para que serve e como criar uma efetiva, confira!

12 – Lead

Leitor que demonstrou interesse pela empresa após preenchimento de um formulário com envio de dados, o que é, normalmente, feito por meio de uma Landing Page. Entenda melhor aqui como gerar leads e aumentar vendas!

13 – Links Patrocinados

São anúncios pagos para quem deseja aparecer em mecanismos de busca e em publicidades de sites específicos.

14 – Marketing de Conteúdo

É uma parte indispensável do Inbound Marketing que se baseia em atrair o potencial cliente por meio da produção de conteúdos relevantes.

O que você precisa saber agora sobre Marketing de Conteúdo: 

Marketing de Conteúdo: aprenda de forma prática o que é e como fazer

15 – Nutrição de Leads

É uma técnica de automação de marketing com o propósito de levar o lead pelo funil de vendas até aproximá-lo do momento da compra. Nesse sentido, já ouviu falar de fluxo de nutrição? Clique aqui e saiba como ele ajuda em estratégias de Marketing Digital.

16 – Outbound Marketing

É a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes.

17 – Palavra-chave

A palavra-chave é o que resume o tema principal de um conteúdo e é usado pelos internautas para fazer pesquisas. É usada em estratégias de SEO já que é nesses termos que são feitas as otimizações de uma página pelo Google.

Saiba mais sobre o que são palavras-chave e como usá-las na prática aqui!

18 – Qualificação de Lead

É um processo utilizado para classificar quais leads podem ser boas oportunidades e que devem ser abordados pela equipe de vendas e quais ainda não estão no momento da compra.

Saiba mais:

Leads Qualificados: 4 passos fundamentais para gerar mais!

19 – SEM

É uma sigla que significa Search Engine Marketing, que é um conjunto de estratégias de marketing que tem o objetivo de promover um site por meio das páginas de resultados dos buscadores de internet, como o Google e Yahoo, e por meio de links patrocinados.

Se ainda tem dúvidas sobre SEM (Search Engine Marketing), esclareça aqui.

20 – SEO

É um dos principais termos do dicionário do Marketing Digital e que costuma gerar mais dúvidas em quem se insere nesse universo. Em suma, SEO significa Search Engine Optimization, que é um conjunto de técnicas e métodos que visam melhorar o posicionamento de uma página ou site nos mecanismos de buscas.

Leia também:

Como o SEO pode colocar a sua empresa na primeira página do Google

21 – Taxa de Conversão

Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada nas metas.

22 – Webinar

É um conteúdo disponibilizado em formato de vídeo, que pode ser uma palestra, uma aula, uma explicação, um debate, etc. Serve como uma isca digital que pode auxiliar na conversão de leads.  Você pode aprender mais sobre webinar e como fazer um aqui.

Leia também: Marketing Digital para Iniciantes: o que eu preciso saber antes de tudo?

É importante entender, saber o que é cada expressão do glossário ou dicionário do Marketing Digital e buscar aplicar as terminologias da melhor maneira possível para garantir bons resultados em uma estratégia online.

Se você deseja entender melhor sobre o assunto, converse com um de nossos especialistas. Teremos prazer em mostrar as vantagens de cada um dos termos para o seu negócio!

Siga também as nossas redes sociais para ficar sempre atualizado sobre as principais novidades dentro do Marketing Digital!

Já tem uma agência de Marketing Digital para cuidar das suas estratégias online? Não entende bem o trabalho dela e não sabe como cobrar seus resultados? Preparamos um e-book especial para te ajudar! Clique aqui e baixe agora mesmo o material gratuito “Contratei uma Agência. E agora? Veja o que exigir da sua Agência de Marketing Digital”.

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Estratégias de Marketing de Conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo não significa apenas criar um blog, produzir os conteúdos e distribuir nas mídias para conquistar tráfego. A importância do conteúdo para uma marca está em construir uma estratégia específica, planejada e completa de conteúdo. É a partir disso que se alcançam resultados realmente satisfatórios.

Como temos o costume de dizer aqui na Eixo Digital, aliar a produção de conteúdo em estratégias de marketing já não é mais um diferencial, é uma obrigação para qualquer empreendedor que queira realmente ter sucesso. No entanto, não basta apenas fazer, é necessário ter objetivos claros e bem definidos.

Acompanhe no artigo a seguir, a importância de elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Boa leitura!

Por que a estratégia de marketing de conteúdo é importante?

É simples: produzir conteúdos desenfreadamente, sem planejamento e estruturação, não vai te permitir mensurar e melhorar seus resultados. Fica fácil perder o controle do que está sendo produzido, o que dificulta avaliar se os seus conteúdos estão realmente sendo efetivos para fazer a sua marca decolar.

Aplicando o pensamento estratégico no Marketing de Conteúdo, da maneira que deve ser, é possível mensurar exatamente os pontos onde há a maior presença de erros, os pontos onde há predominância de acertos, aquilo que deve ser melhorado, aquilo que deve ser mantido, e assim por diante, por exemplo.

 

Como atrair pacientes com marketing de conteúdo para médicos?

Raphael Caitano, CEO da Eixo Digital, apresenta no vídeo como criar uma estratégia de conteúdo com o objetivo de atrair novos pacientes para o seu negócio.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo?

1. Trace objetivos claros e bem definidos

A princípio pode parecer redundante, mas quando falamos em objetivos claros e bem definidos, estamos querendo dizer que é importante saber exatamente qual a função de cada conteúdo e quais são as maneiras que eles serão desenvolvidos.

Isso significa estruturar a sua produção de conteúdo com base em questões como:

  • O que se espera alcançar por meio deste material?
  • Que tipo de conversão espera-se obter neste conteúdo?
  • Como será desenvolvido cada conteúdo?
  • Qual será a linguagem?
  • Para quem é este conteúdo?
  • Para qual etapa da jornada de compra?
  • Em quais canais o conteúdo será distribuído?
  • Caso seja distribuído na Fan Page do Facebook ou no Perfil do Instagram, qual valor será investido no impulsionamento?
  • Quais são as ofertas deste conteúdo?
  • Para quais leads estou produzindo?

É super importante saber o porquê de cada coisa, o porquê da linguagem/abordagem utilizada, o porquê de determinado tema, o porquê de determinadas palavras-chave, etc.

2. Planeje melhor as pautas do seu conteúdo

Além de tudo isso, também temos as questões técnicas quanto ao formato e a estrutura do conteúdo, quer dizer, ao elaborar o planejamento de conteúdo, é essencial mapear todas as informações importantes nas pautas, como:

  • Persona;
  • Formato: artigo, e-book, infográfico, whitepaper ou outras iscas digitais;
  • Palavras-chave;
  • CTA;
  • Etapa da jornada de compra;
  • Title e meta description;
  • Páginas de destino, etc.

Todas essas informações são de suma importância para uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, pois o trabalho torna-se cada vez mais profissional e as métricas tornam-se cada vez mais claras, atingíveis e mensuráveis.

Marketing de Conteúdo: aprenda de forma prática o que é e como fazer

5 passos para elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo

  1. Realize a pesquisa de palavras-chave em ferramentas online, como SEMRush, Ubersuggest, Google Keyword Planner, Google Trends, entre outras;
  2. Alinhe os termos de busca no conteúdo nas campanhas de mídia paga (Google Ads) da sua empresa, dessa forma o seu site será encontrado de forma paga e orgânica;
  3. Tenha as jornadas de compra bem definidas para saber exatamente que tipo de conteúdo produzir;
  4. Saiba as metas de conversão para definir quais CTAs utilizar em seu conteúdo;
  5. Mapeie detalhadamente a sua persona envolvendo seus dados demográficos, suas dores, metas, objetivos, abordagem de vendas, identificadores chave, e assim por diante.

Ao fazer tudo isso com maestria, automaticamente será perceptível a grande diferença e a enorme evolução que a sua estratégia de marketing de conteúdo terá.

Serão nítidas as diferenças entre uma estratégia de marketing de conteúdo profissional, relevante e que entregue exatamente o conteúdo que seu público de interesse precisa, de um conteúdo superficial, mal desenvolvido, e completamente sem estratégia.

Ebook de Inbound Marketing

Ficou com dúvidas em algum termo ou assunto trabalhado neste conteúdo? Estes outros artigos podem te ajudar:

Como construir a Jornada de Compra do seu cliente?

Palavras-chave: o que são e como usá-las na prática?

Persona: o que é e o segredo para criar uma ideal para a uma marca

7 TOP Ferramentas para Pesquisa de Palavras-chave

Dor do cliente: 7 perguntas simples para identificar na prática

Métricas de Marketing Digital: conheça as principais e mais importantes

Fuja das “Métricas de Vaidade”, saiba o que realmente deve ser mensurado com as métricas de marketing digital realmente relevantes para o seu negócio, de forma simples, prática e objetiva!

Já não é mais nenhuma novidade o fato de a internet dispor de diversas ferramentas de mensuração de resultados, possibilitando com que possamos fazer ajustes no desenvolvimento das nossas estratégias, otimizações para extrair maiores e melhores resultados, etc.

No mundo das vendas na internet, as análises são feitas o tempo inteiro, ou seja, há um acompanhamento constante no andamento de qualquer tipo de estratégia.

métricas de marketing digital

Quando falamos em análises com base em métricas de marketing digital temos que saber exatamente o que queremos mensurar, pois muitos empreendedores acabam direcionando as ações de marketing digital de suas empresas para o caminho errado, e isso se deve principalmente ao fato de confiarem em MÉTRICAS DE VAIDADE (curtidas e likes nas redes sociais, por exemplo).

Grave bem esse termo e toda vez que for mensurar alguma coisa, pare para pensar em que tipo de dados espera colher, qual objetivo quer atingir e se essa métrica é ou não uma métrica realmente relevante.

30 termos essenciais do marketing digital para seu negócio!

Principais Métricas de Marketing Digital que você deve acompanhar

É fundamental entender cada uma das métricas de marketing digital para garantir que a sua estratégia de marketing tenha os resultados mais assertivos. Acompanhe:

1 – ROI – Retorno sobre o Investimento

métricas de marketing digital retorno sobre investimento

Primeiramente vamos falar de uma das mais populares e importantes métricas de marketing digital em todo o mundo, o ROI.

O ROI é um método utilizado para descobrir a efetividade e, principalmente, o retorno financeiro de determinada ação, campanha ou estratégia online de marketing.

Vale lembrar que o ROI não é utilizado apenas no marketing digital, mas em inúmeras outras atividades.

E como calcular o ROI? Funciona da seguinte forma:

ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial

Por exemplo, você obteve R$50.000,00 em determinada campanha, tendo investido R$5.000,00; sendo assim:

(R$ 50.000,00 – R$ 5.000,00) / R$ 5.000,00 = 9

Ou seja, o seu ROI foi equivalente a 9 vezes o valor do seu investimento inicial. Normalmente calcula-se o ROI em porcentagem, então basta multiplicar o resultado por 100.

Ainda ficou com dúvidas sobre o ROI e em como calcular? No vídeo abaixo, eu te explico detalhe por detalhe de como fazer isso de forma rápida. É só apertar o play e assistir.

Se quiser uma referência do conteúdo por escrito, salve este link: Como calcular ROI e CAC do Marketing Digital?

2 – Taxa de conversão (CVR – Conversion Rate)

Taxa de conversão (CVR – Conversion Rate)

As taxas de conversões podem ser utilizadas de diversas maneiras e podem ser relacionadas a aberturas de e-mail, geração de leads, qualificação de leads em oportunidades de negócios, conversões por gargalo no funil de vendas, etc.

Esse tipo de métrica é um ótimo indicador de efetividade das ferramentas de marketing digital.

O cálculo é muito simples, basta dividir a quantidade de conversões obtidas pelo número de acessos obtidos. Veja um cálculo simplificado de uma taxa de conversão:

Imagine que sua empresa criou uma landing page para geração de leads. Esta landing page gerou 950 visitantes e 325 leads, sendo assim:

325 / 950 = 0.34 x 100 = 34%

Em outras palavras isso significa que 34% das pessoas que acessaram sua landing page e se converteram em leads, o que está acima da taxa de conversão recomendada para LPs.

Quer referências do que é uma boa taxa de conversão para LPs e e-mails marketing, por exemplo? Detalhamos todas neste outro artigo: Como fazer relatório de acompanhamento de sucesso para Inbound Marketing.

A grande vantagem é que, geralmente, softwares de gerenciamento e automação de marketing e CRMs já apontam todos os dados de uma única vez sem que o usuário necessite fazer cálculos manualmente.

Quer um exemplo de bom software de automação de marketing? Nós usamos e indicamos o RD Station, que me ajuda bastante a automatizar e melhorar processos aqui na Eixo. Para saber mais, acesse também: Tudo que você precisa saber sobre o RD Station.

3 – Taxa de rejeição (Bounce Rate)

taxa de rejeição

Essa também é uma das métricas de marketing digital que tem grande importância na elaboração de estratégias.

Basicamente, a taxa de rejeição é utilizada para identificar a usabilidade de páginas online, e-mails abertos (porém sem interação), entre outras estratégias do marketing digital. Isto é: essa taxa apontará problemas no conteúdo, no layout da página, usabilidade de CTAs, etc.

No Google Analytics, é possível saber a taxa de rejeição de cada página do seu site.

Tendo identificado as páginas que não convertem e têm alta taxa de rejeição, reorganize o layout e faça outra abordagem no conteúdo. Em seguida realize o que nós chamamos de Teste A/B, que é um indicador que funciona de modo comparativo para indicar quais mudanças geram melhores conversões e maiores períodos de permanência em uma página online ou e-mail.

Para entender mais sobre como analisar essa métrica e melhorar seus resultados, leia também:

É possível diminuir a taxa de rejeição de um site? Descubra!

Como analisar e gerar relatório no Google Analytics

4 – CPC, CPM, CTR e CPL

CPC, CPM, CTR e CPL

Não se assuste com estes termos, são bem simples:

CPC (Custo por Clique): serve para apontar parâmetros do valor de investimento em campanhas de anúncios patrocinados, ou seja, sua empresa investirá um montante e a cada clique será debitado o valor unitário.

CPM (Custo por Mil): é o valor que será debitado do seu investimento a cada mil impressões de uma página ou de um conteúdo impulsionado.

CTR (Click Through Rate/Taxa de Cliques): basicamente é uma métrica que aponta o número de cliques que seus anúncios receberam. Em outras palavras, indica a quantidade de pessoas que realmente visualizaram e clicaram em seus anúncios.

CPL (Custo por Lead): esta métrica indica qual foi o custo de cada lead gerado em uma determinada campanha, por exemplo:

Sua empresa investiu R$ 500 em uma campanha para geração de Leads e gerou 120 leads, isso significa que cada lead desta campanha custou R$ 4,16; a fórmula é a seguinte:

CPL: Investimento total na campanha/número de leads gerados

Aprenda como melhorar as suas campanhas de mídia paga em:

3 dicas para uma campanha de marketing digital bem-sucedida

Fica confuso com muitos termos do Marketing Digital? Então, confira dicionário do marketing digital aqui.

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5 – Fontes/Origens de Tráfego

Fontes Origens de Tráfego

Não poderíamos deixar esta métrica tão importante de fora deste artigo.

Para resumir o que é a fonte de tráfego e para que ela serve, podemos dizer que esta métrica indica a efetividade de cada canal da sua estratégia de marketing digital.

Imagine que a sua empresa investe R$ 2.500,00 todos os meses no Google Ads e apenas R$ 800,00 em Facebook e Instagram Ads. No entanto, a maior parte do tráfego do seu site (70%) está vindo das mídias sociais.

Bom, sem dúvida alguma coisa está errada, ou seja, a análise das fontes/origens de tráfego serve para apontar o alcance de cada canal da sua estratégia.

Leia também: 

Tráfego Orgânico: entenda o que é e como aumentar em 5 passos

Essas são as 5 métricas de marketing digital mais relevantes para você mensurar. Acompanhando regularmente cada uma e fazendo as alterações necessárias, a sua marca vai longe no meio digital, não tenha dúvidas.

Se deseja entender como a Eixo Digital trabalha com essas métricas, entre em contato com um de nossos especialistas aqui e saiba mais. Podemos te ajudar a ter autoridade digital REAL, como já fizemos com outros clientes.

Confira nossos cases de sucesso aqui.

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Mais conteúdos que podem te ajudar:

10 KPIs que todo gerente de marketing deve acompanhar já!

Como avaliar o desempenho de um site?

Como tomar decisões baseadas em dados?

Contratar uma agência de marketing digital ou ter uma house?

O investimento em marketing digital é cada vez mais frequente entre as empresas. Isso acontece pelo seguinte motivo: as empresas começaram a notar que quem fica fora do mundo digital, acaba perdendo vendas, clientes e, consequentemente, lucro.

Mas após a decisão do marketing digital em um negócio, a segunda maior dúvida é sobre contratar uma agência de marketing digital ou criar internamente.

Se este também é o seu caso ou o de alguém que você conhece, prossiga com a leitura do nosso conteúdo para entender melhor o assunto.
Boa leitura.

Investir em marketing digital

30 termos essenciais do marketing digital para seu negócio!

Investir em marketing digital

Se você chegou até aqui, certamente sabe a importância que o marketing digital tem para um empreendimento. Ele pode auxiliar no sucesso de um negócio, aumentar as vendas, melhorar a relação cliente-marca, etc.

“Mas só de começar o marketing digital os resultados vão surgir?” A resposta é: não. Assim como todas as estratégias offline da sua empresa, para garantir resultados acertados é indispensável criar uma boa estratégia de marketing digital, caso contrário, pode ser um desperdício de tempo e de dinheiro para a empresa.

O que acha de conferir tudo que precisa saber sobre Marketing Digital em um só lugar? Acesse aqui a nossa categoria e aprofunde-se no assunto!

Contratar uma agência de marketing digital ou não?

Contratar uma agência de marketing digital ou não?

Como já falamos, é indispensável que a estratégia seja bem elaborada. O processo pode ser sim feito internamente, mas contratar uma agência pode garantir resultados mais exatos.

Para exemplificar basta seguir a seguinte lógica: quando alguém precisa arrumar um problema no motor do carro, vai direto ao mecânico, certo? Ou procura primeiro um borracheiro? Desta forma, quando alguém precisa de expertise em um assunto, a melhor maneira é buscar quem já conhece bem o que é necessário ser feito.

Uma agência vai criar uma estratégia com base nos desejos da empresa, facilitando o desenvolvimento de conteúdo, de jornada de compra, de blog post’s, iscas digitais, etc.

Leia também:

Contratar uma Agência de Inbound Marketing vale a pena?

Vantagens na contratação de uma agência

Além de tudo o que já conversamos até aqui, existem outras vantagens na contratação de uma agência:

  • A agência é formada por profissionais de diversas áreas, o que facilita visivelmente o desenvolvimento de uma estratégia. É possível contar com conteudistas, analistas de marketing, desenvolvedores, etc.;
  • Por mais que seja desenvolvida uma estratégia, ela não é ‘engessada’. Desta forma, quando algo não está certo, a agência pode modificar e adaptar para garantir os resultados buscados;
  • Suporte personalizado para cada cliente. Uma agência é capaz de se adaptar ao perfil da empresa para apresentar a melhor solução para as dores do cliente, facilitando assim os resultados;
  • Uma agência consegue monitorar frequentemente como estão os resultados da empresa. Um empresário, por mais atento que esteja, tem outros assuntos para tratar e este pequeno intervalo de tempo sem verificar a conta pode atrapalhar a estratégia como um todo.

Por quer contratar uma agência de marketing?

Por quer contratar uma agência de marketing?

Cada empresa possui uma necessidade específica de marketing, algumas precisam de um projeto de Inbound Marketing, SEO mídias pagas, construção de site e muito mais. Contratar uma agência de marketing pode ser o empurrãozinho que falta para alavancar os resultados, além disso, contratar uma agência pode te dar uma visão de especialista sobre as necessidades do seu negócio e com essa vantagem sobram vantagens como: otimização de ROI, mais tempo para gerir a sua empresa, organização nos investimentos de mídias e a possibilidade de construir um negócio escalável. 

Portanto, o que deve ser levado em consideração?

Sendo assim, é essencial entender quais são os objetivos buscados e qual a melhor forma de alcançá-los.
Uma agência pode facilitar este processo, mas é importante conhecer bem o histórico, saber os cases de sucesso e conversar para entender como é o funcionamento da mesma.

A Eixo Digital possui diversos cases para mostrar o que já fizemos por nossos clientes e o que podemos fazer por você. Acesse o nosso site, veja nossos cases e tire suas dúvidas com os especialistas da Eixo Digital. Conte conosco para o sucesso do seu empreendimento. Até o próximo conteúdo!

Leia também: Marketing Digital para Iniciantes: o que eu preciso saber antes de tudo?

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A Eixo Digital é a primeira Agência Platinum do Centro-Oeste entre os parceiros da Resultados Digitais. Que tal falar com um de nossos especialistas?

​​Marketing digital: o que você precisa planejar para ter sucesso

Quer começar a fazer Marketing Digital com o pé direito? Então veja o que você pode fazer para sair na frente dos seus concorrentes!

Se você acompanha o nosso blog, certamente deve ter percebido que alguns dos nossos últimos artigos nós falamos sobre tendências e metas, mas agora nós vamos falar de algumas ações que você já pode começar a desenvolver ainda no início do ano para mudar de vez o posicionamento de marketing digital da sua empresa.

Aliás, e você? Já começou a traçar suas estratégias de marketing digital? Ainda não? Então veja o que você pode começar a fazer agora para obter ainda mais sucesso!

Antes de continuarmos com o conteúdo, recomendamos que você leia estes dois artigos super importantes. Eles têm tudo a ver com o nosso assunto e a partir dessa leitura será possível entender tudo com maior facilidade!

Clique para ler: Descubra o que você pode melhorar nas suas redes sociais

Clique para ler: METAS DE MARKETING DIGITAL QUE VALEM A PENA

Entenda os pontos principais do Marketing Digital:

Reformulação de website

Existem empresas que todos os anos se preocupam em reformular sua identidade visual, materiais de comunicação, website, etc. Isso é algo extremamente positivo e deve ser feito não apenas no mundo off-line, mas nas suas ferramentas de marketing digital também.

Neste sentido, se sua empresa nunca se preocupou em fazer um upgrade na transição de um ano para outro, está mais do que na hora de fazer.

Por isso, o primeiro passo para se posicionar de um modo diferente na internet e encantar cada vez mais seus clientes é reformulando seu website.

Procure uma agência de marketing digital que possa fazer um website responsivo, com design moderno, atraente, com conteúdo relevante para o seu público e o mais importante, um website que seja funcional e converta vendas!

30 termos essenciais do marketing digital para seu negócio!

Gestão de Mídias Sociais

Se a sua empresa ainda não desenvolve nenhum tipo de estratégia específica para as mídias sociais ou até mesmo se sua empresa já faz algo neste sentido, mas ainda não conseguiu obter resultados relevantes, este é um bom sinal para mudar esta situação.

Desenvolva estratégias específicas para cada uma das mídias sociais da sua empresa. Tenha essas ferramentas como grandes aliadas do seu negócio.

Existem inúmeras maneiras de utilizar as mídias sociais, seja criando uma comunidade para nutrir os membros com conteúdo relevante podendo gerar negócios futuros ou até mesmo fazendo a divulgação do seu negócio de maneira mais elaborada e inteligente, levando tráfego para o seu site, gerando leads através das mídias sociais, engajando mais seu público de interesse, etc.

Leia também:

Marketing Digital para Empreendedores na CRISE: entenda a importância

Campanhas de automação de marketing

Sua empresa já investe em automação de marketing? Bom, se ainda não investe, então é importante se apressar e fazer uma parceria com a nossa equipe aqui da Eixo.

Na realidade, o nosso principal objetivo é implementar uma metodologia de marketing e vendas nas empresas através das ferramentas de marketing digital.

Basicamente estamos falando de inbound marketing, e por mais que seja ainda um conceito ainda muito jovem no mercado, é uma das metodologias que mais cresce em todo o mundo e tende a se intensificar ainda mais nos próximos anos.

Portanto, se existe alguma coisa para fazer relacionado à marketing digital, é investir em inbound marketing.

Se você ainda não conhece muito do assunto, nós vamos recomendar algumas leituras, mas falando brevemente sobre este conceito, a ideia é criar um fluxo de automação através da integração de todas as ferramentas digitais da sua empresa, seja site, e-mail marketing, páginas de captura, conteúdo, mídias sociais, anúncios patrocinados, etc.

Com isso vamos elaborar um funil de vendas e tornar todo o processo automático, possibilitando que a sua empresa consiga vender investindo em menos recursos no longo prazo.

O que acha de conferir tudo que precisa saber sobre Marketing Digital em um só lugar? Acesse aqui a nossa categoria e aprofunde-se no assunto!

Leia também: Dicionário do Marketing Digital: a referência para consultar quando quiser! e Planejamento de Inbound Marketing para 1 ANO COMPLETO: saiba fazer!

Bom, mas não vamos nos estender muito neste artigo pois ele já está ficando muito grande, por isso se você tiver interesse, queremos lhe convidar a entrar em contato com um dos nossos especialistas, basta clicar no link abaixo.

Entrando em contato com um especialista na nossa equipe, você terá  mais informações sobre o que você pode começar fazendo na sua empresa no que diz respeito a marketing digital. Conte com a Eixo Digital. Até o próximo conteúdo.

​​A importância do marketing digital para setores variados

Qual a importância do marketing digital? Alguma vez você já fez essa pergunta? Bom, se sim, neste artigo você vai descobrir!

Atualmente é muito comum encontrarmos profissionais de diversas áreas falando sobre a importância do marketing digital em seu negócio.

Nos últimos anos, o marketing digital tem ganhado alta visibilidade em nosso país, isso porque inúmeras empresas de diversos segmentos têm utilizado a internet para potencializar sua obtenção de resultados.

Um dos maiores motivos é em relação as ferramentas online são altamente viáveis e aplicáveis para empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Mas não pense que apenas empresas podem utilizar de estratégias de marketing digital para potencializar seus resultados, pelo contrário, profissionais como nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, etc., também podem implementar estratégias online em suas carreiras.

Neste artigo você verá de um modo geral a importância do marketing digital para o seu negócio, confira!

30 termos essenciais do marketing digital para seu negócio!

Presença Online

Ter presença online é algo fundamental para qualquer empresa.

Ao ler os conteúdos aqui da Eixo Digital, você perceberá que nós atribuímos muita importância para que as empresas tenham presença digital.

Mas não pense que ao nos referirmos à presença digital estamos falando apenas de ter um site.

É sim necessário utilizar um website de modo estratégico, no entanto, mais importante do que isso, é trabalhar com a inserção da sua marca em diversas outras ferramentas, como as mídias sociais, os resultados de pesquisa, entre outros.

Aqui na Eixo, nós temos um case de sucesso bastante interessante.

Ao entender a importância do marketing digital para o seu negócio, o nutricionista esportivo Omar Faria decidiu que era o momento ideal para utilizar estratégias de inbound marketing em sua carreira, e a partir da sua decisão, nós desenvolvemos um projeto para “colocá-lo no mapa”, reposicionando sua abordagem e gerando resultados relevantes para o seu negócio.

CLIQUE AQUI E VEJA O CASE COMPLETO!

Público Qualificado

Antigamente o marketing de massa era utilizado como uma das métricas mais relevantes em campanhas de divulgação, ou seja, as empresas buscavam altos índices de impacto, era necessário ter grandes ativações para ter resultado, no entanto, está métrica foi praticamente extinta das estratégias de comunicação e marketing, pois atualmente não faz mais sentido atingir o maior número de pessoas, mas sim, atingir as pessoas certas para o seu negócio, isto é, seu cliente ideal.

Ao ter um público relevante para o seu negócio, será possível aumentar as taxas de geração de leads e geração de oportunidades de negócios, isso porque todas as ações de marketing digital da sua empresa serão direcionadas para o seu principal público de interesse.

Marketing Direto / Segmentações

Também relacionado ao tópico anterior, um dos principais benefícios de utilizar o marketing digital, é que você consegue criar inúmeras segmentações para as suas campanhas, seja de anúncios patrocinados no Google Adwords, de posts impulsionados no Facebook Ads e Instagram Ads, das suas campanhas de e-mail marketing, etc.

E importante evidenciar que além de falar com o público certo, temos de fazer a abordagem correta para cada uma das nossas segmentações.

Leia também:

Marketing Digital para Empreendedores na CRISE: entenda a importância

Mensuração de resultados reais

Quando se fala em mensuração de resultados é necessário que saibamos separar as informações que realmente possuem alguma relevância para empresa.

Um dos pontos forte do marketing digital é que quase tudo pode ser medido, sendo assim, é muito mais fácil identificar problemas, mensurar o ROI, otimizar campanhas, etc.

Existem inúmeras ferramentas digitais que nos permitem fazer análises precisas sobre as ações de marketing digital, seja no seu website, em suas mídias sociais, etc.

O próprio Google Analytics permite a análise de dados de tráfego, efetividade dos canais de aquisição, conversões, entre inúmeros outros dados de relevância.

E então, agora que você já sabe a importância do marketing digital nós queremos lhe convidar a dar o próximo passo!

Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos traçar algumas estratégias juntos para potencializar os resultados do seu negócio com estratégias online!

CONTATE UM ESPECIALISTA GRATUITAMENTE!

Se você quiser, também estamos disponibilizando gratuitamente alguns dos nossos materiais ricos para que você entenda cada vez mais sobre o assunto.

Boa leitura e até a próxima!

O que acha de conferir tudo que precisa saber sobre Marketing Digital em um só lugar? Acesse aqui a nossa categoria e aprofunde-se no assunto!

Leia também: Marketing Digital para Iniciantes: o que eu preciso saber antes de tudo? e Dicionário do Marketing Digital: a referência para consultar quando quiser!

12 Motivos para Investir em uma Estratégia de Inbound Marketing

A presença de uma marca na internet é praticamente indispensável e muitas empresas estão tendo que se adaptar à nova forma de consumo online com o Inbound Marketing, para não ficarem à margem das vendas de concorrentes que investem nessa estratégia. Mas, afinal, investir ou não em Inbound Marketing? Vale a pena? Quais os retornos que podem ser esperados?

Se essas são algumas das suas dúvidas, continue lendo este artigo.

Já adiantamos que o Inbound Marketing é um conjunto de táticas que conseguem atrair de forma natural um potencial cliente e, com isso, aumentar significativamente os lucros de uma empresa.

E vamos convencê-lo a investir nesse novo tipo de marketing com os 12 motivos abaixo, confira!

Antes de tudo, o que é Inbound Marketing?

Para quem conhece pouco de Marketing Digital, o nome Inbound Marketing pode ser algo novo e até mesmo estranho. Mas, ao conhecer, é possível notar o quão lucrativa é esta estratégia e o quão benéfica pode ser para um negócio.

O Inbound Marketing nada mais é do que o marketing de atração. É uma forma de fazer com que quem realmente se interessa por sua marca entre em contato, ao invés de manter estratégias tradicionais, que são na sua maioria caras e pouco assertivas.

Em resumo, o Inbound oferece um conteúdo ou material relevante à sua persona, atraindo sua atenção.

Em seguida, são feitas diversas estratégias específicas voltadas à necessidade da empresa, garantindo um resultado mais eficaz que outras estratégias de marketing.

Quer aprender como montar uma estratégia completa de Marketing Médico? Então baixe gratuitamente nossa Revista Transformação Digital na Saúde, clicando neste link ou na imagem abaixo.

Saiba mais em:

Inbound Marketing: o essencial para não ficar perdido mais

Investir em Inbound Marketing ou não? Confira 12 motivos que provam valer a pena!

Assim como qualquer outro investimento, é fundamental ponderar o que pode ser lucrativo e o que vai funcionar para a sua empresa. Sendo assim, separamos 12 bons motivos para garantir que o investimento é válido e para diminuir possíveis dúvidas sobre o Inbound Marketing!

Como escrever assuntos de e-mail criativos e chamativos para suas campanhas

1 – Possui baixo custo

Para quem procura investir ou não em Inbound Marketing ou até mesmo como fazer Inbound Marketing com pouco dinheiro, a própria estratégia já é a resposta! É fato que o Inbound Marketing custa menos que o Marketing Tradicional. Isso acontece por alguns fatores, como:

  • O uso das redes sociais — que em sua grande maioria são gratuitas — pode auxiliar em uma boa estratégia.
  • As estratégias são feitas online, o que garante uma economia visível.
  • As campanhas do Inbound são segmentadas, o que faz com que a empresa não gaste dinheiro com uma pessoa que não está interessada nos produtos ou serviços dela.

O Inbound Marketing oferece um custo 61% menor que as estratégias de Marketing Tradicional e o Outbound Marketing, de acordo com a empresa referência na área, Hubspot.

2 – Oferece uma estratégia mensurável

Saber onde está indo o dinheiro do investimento é bem importante, certo? Outros tipos de estratégias não permitem isso, mas o Inbound permite.

Tudo é completamente mensurável. No marketing tradicional, por exemplo, não é possível saber quantas pessoas assistiram a um comercial ou passaram por um outdoor.

Já no Inbound Marketing é totalmente mensurável o retorno de todas as mudanças feitas, facilitando o investimento de dinheiro no que é mais lucrativo.

3 – Atrai clientes mais fiéis

Quando você consegue educar o seu lead e auxiliar no reconhecimento de uma dor ou problema, as chances de fidelidade são maiores, uma vez que as pessoas preferem as empresas que transmitem confiança e que realmente cessem os problemas.

É comprovado: o Inbound Marketing gera leads de mais alta qualidade, segundo 60% dos profissionais de marketing entrevistados em pesquisa State Of Marketing da Hubspot.

4 – Os clientes chegam naturalmente para a empresa

Com a mudança na forma de compra, as pessoas cansaram do bombardeio do marketing tradicional que oferece milhares de conteúdos que não são úteis sempre.

E assim o Inbound Marketing ganha mais um ponto, já que você consegue atrair o público que realmente deseja ter acesso ao seu conteúdo e ao seu produto.

Essa atração é feita por meio de iscas (que podem ser e-books, webinários, infográficos) relevantes para o usuário, chamando atenção e educando-o.

O Inbound Marketing atrai 2x mais visitantes para um site, segundo a pesquisa Content Trends.

5 – Estratégias contínuas

Quando você investe em uma propaganda de televisão, por exemplo, depois de pagar um valor ‘X’ por determinado tempo, o anúncio sai do ar.

No Inbound Marketing o investimento é “contínuo”, já que um conteúdo em um blog vai ficar sempre lá, uma isca estará sempre disponível e o seu possível cliente tem acesso a tudo isso 24 horas por dia.

SEO para médicos: o que é e como aplicar corretamente?

6 –  Conteúdo relevante para o mercado

Uma das maiores vantagens do Inbound é justamente compartilhar conteúdo de valor com o público e assim ajudá-lo a identificar uma dor.

Por exemplo, uma Clínica de Estética pode compartilhar um conteúdo sobre celulite e mostrar um pouco dos tratamentos disponíveis no mercado para tratar o problema, mostrando para o usuário o que pode ser feito e instigando o desejo do consumo do produto/serviço ofertado.

E quando esse público percebe que aquele material foi capaz de suprir alguma necessidade, acaba compartilhando, divulgando e, consequentemente, atraindo possíveis clientes para a empresa.

Mais de 80% das empresas B2B usam blogs como estratégia de Inbound Marketing, segundo levantamento do Content Marketing Institute.

7 – Torna uma marca autoridade no assunto

Em complemento ao tópico anterior, quando você cria um material interessante e relevante para o mercado, a possibilidade de se tornar autoridade no assunto é triplicada.

E quando você é uma autoridade, as pessoas confiam muito mais no que a sua empresa fala, o que facilita a relação cliente-marca, aumentando a possibilidade de fidelização.

8 – Automatiza processos e estratégias

O Inbound é uma das poucas estratégias que facilita a automação. E isso se refere a softwares que auxiliam que a estratégia seja executada de forma precisa, dificultando problemas e facilitando várias etapas, como a nutrição dos leads.

9 – Aumenta as chances de bom posicionamento no Google

Dentro das boas práticas do Inbound Marketing está as técnicas de SEO — Search Engine Optimization —, que é uma otimização para mecanismos de busca.

Quando as técnicas de SEO são executadas corretamente, as chances de ranqueamento são altas, o que facilita que a empresa apareça nas primeiras páginas dos buscadores aumentando a quantidade de visitas e de vendas.

10 – Mais presença online

A sua loja pode ser física, você pode oferecer um serviço pessoalmente, mas manter uma presença online faz toda a diferença.

O Inbound auxilia que a sua marca seja lembrada tanto online quanto offline e realiza a junção de ambos a fim de aumentar os lucros do negócio.

60% dos consumidores tem uma imagem positiva de uma empresa depois de consumir conteúdo próprio dela, segundo a iMedia Connection.

11 – Possibilita ações integradas

Em uma ação de marketing tradicional, mesmo que a empresa consiga englobar vários meios de comunicação ao mesmo tempo, o resultado não é mensurável e pode não trazer os lucros que a empresa espera.

Já em uma campanha de Inbound Marketing, além de mensurar tudo o que foi programado e realizado, é possível agregar valor usando vários meios ao mesmo tempo, como as mídias pagas, marketing de conteúdo, etc.

12 – Sem desperdício de oportunidades

Por diversos motivos as pessoas podem adiar uma compra. Em outras estratégias essas pessoas são simplesmente descartadas. Isso não acontece no Inbound Marketing.

As estratégias corretas permitem trabalhar no relacionamento com esses leads que ainda não estão no momento da decisão de compra para que aos poucos eles possam caminhar para a conversão novamente.

Ou seja, aquela pessoa que não foi cliente hoje, pode vir a se tornar um cliente futuramente.

Agora, agora você já pode responder para a gente: investir ou não em Inbound Marketing? Já que tem certeza que uma boa estratégia de Inbound Marketing pode ajudar a alavancar o seu negócio, converse com nossos especialistas.

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Fale com um de nossos especialistas!

Qual o percentual ideal de investimento em Inbound Marketing de uma empresa?

O valor recomendado de investimento em Inbound Marketing de uma empresa é variável, com base no modelo de negócio (B2B ou B2C), faturamento e maturidade do branding. Porém, estudos já apontam que uma boa média de investimento em Marketing Digital está entre 6 e 12% do faturamento.

Esses são dados de relatórios levantados por duas empresas referências em pesquisas na área: Forrester Research e eMarketer

Essa média de investimento em marketing é direcionada para empresas já consolidadas no seu segmento. De qualquer forma, é uma boa referência para quem estiver começando no Marketing Digital e no Inbound Marketing.

Com base nas pesquisas, por exemplo, empresas menos conhecidas e que ainda não possuem um branding tão forte devem investir um pouco mais nas estratégias de Marketing Digital (em torno de 12% a 20% do faturamento).

Já com relação ao modelo de negócio, sem considerar o tamanho da empresa, negócios B2B já investem cerca de 8% do faturamento em Marketing Digital, enquanto empresas B2C investem aproximadamente 9%.

Porém, é importante reforçar que dentro do investimento em Inbound Marketing e Marketing Digital estão inclusos diversos fatores, que podem encarecer ou baratear os custos. 

Neste artigo outro artigo, nós explicamos melhor, por exemplo, quanto custa um projeto de Inbound Marketing em Agência e o que está incluso nesse serviço. Confira!

Empresa Especializada em Inbound Marketing: conheça a Eixo Digital!

Para quem deseja investir em Inbound Marketing mas não conta com uma boa estrutura para colocar essa estratégia em prática, considerar contratar os serviços de uma empresa especializada em Inbound Marketing é fundamental. 

Mas é preciso também ir em busca de agências com qualidade de entrega de resultados e obcecadas por ROI (Retorno Sobre Investimento), como a Eixo Digital.

A Eixo Digital é a primeira e ÚNICA agência Platinum do Centro-Oeste!

Todos os nossos profissionais são certificados na área e os nossos cases de sucesso comprovam os nossos resultados. 

Veja aqui os resultados que já levamos para clientes de diversos segmentos e conheça o que podemos fazer pela sua empresa!

E, caso queira entrar em contato com um de nossos especialistas para conversamos como guiar o seu negócio para os resultados que deseja, basta clicar aqui.

Leia também: Contratar uma Agência de Inbound Marketing vale a pena?

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A Eixo Digital é a primeira Agência Platinum do Centro-Oeste entre os parceiros da Resultados Digitais. Que tal falar com um de nossos especialistas?

Exemplos de Landing Page: o que é e o que não pode faltar?

Uma Landing Page (LP) é um recurso essencial para que uma estratégia de Inbound Marketing tenha sucesso. Isso porque é uma página especial criada dentro de um site com o objetivo exclusivo de converter visitantes em leads, aumentando as chances de conseguir novos clientes a partir de uma estratégia digital. Um bom exemplo de Landing page é a divulgação de um E-book ou a promoção de um produto específico.

Mas apesar de ser uma prática indispensável, poucas pessoas sabem o que é ou para que serve uma landing page. Além de saber especificamente o seu funcionamento, é válido saber o que fazer para que essa “simples página” aumente consideravelmente os resultados da empresa.

Por isso, você vai entender melhor neste artigo sobre o assunto e aprender a como criar uma Landing Page de sucesso para aproveitar ao máximo seus benefícios! Continue acompanhando.

O que é uma página de Landing Page (Exemplo)?

Landing Page é uma página que tem como objetivo gerar conversão dos visitantes em leads, oportunidades ou cliente. Por isso é tão importante aprender a como criar uma que traga, de fato, resultados.

landing page o que é
Exemplo de Landing Page de um dos e-books da Eixo Digital. Para conferir a página na íntegra, basta clicar na imagem.

É normalmente composta por um formulário, uma oferta de conteúdo e um CTA. Essa oferta, geralmente em uma estratégia de Inbound Marketing, é um material gratuito rico como um infográfico ou um e-book.

Em troca desse material, o usuário fornece os dados (no formulário) para que estas informações sejam usadas pela empresa como forma de nutrição e, assim, levá-lo em direção ao fundo do funil de vendas — o momento da compra de um produto/serviço.

Se você ainda não está familiarizado com os termos Nutrição de Leads e Funil de Vendas, confira estes outros conteúdos e depois continue a leitura:

Saiba como o Fluxo de Nutrição ajuda em estratégias de Marketing Digital
O que é e como construir um Funil de Vendas?
SEO para médicos: o que é e como aplicar corretamente?

Para que serve uma Landing Page?

Uma landing page serve, para gerar novos de leads, oportunidades ou clientes pois trata-se de uma página atrativa e focada na conversão do usuário. Isso contribui de maneira direta no aumento das visitas do site e, consequentemente, na chance de possíveis clientes e no aumento dos lucros da empresa.

Além desse objetivo principal, existem outras vantagens em usar uma landing page como:

    • Segmentar os contatos de acordo com a área de interesse de cada;
    • Conhecer e entender melhor as expectativas de possíveis clientes;
    • Reduzir o custo de clientes, por ser uma opção barata e que gera oportunidades visíveis;
    • Entregar ao usuário um conteúdo rico e que pode auxiliar a solucionar um problema.

Leia também: 

Isca Digital: o que é? Quais os tipos? Devo cobrar?

Como elaborar uma Landing Page de sucesso? 

Para que uma landing page funcione corretamente e de forma efetiva não basta simplesmente criar um conteúdo e um formulário. É essencial ter uma página otimizada e que facilite a ação do usuário, aumentando assim as chances de uma conversão.

Para facilitar na criação, é fundamental pensar nos seguintes pontos:

1 – Mostre a importância daquele conteúdo/isca para o usuário

Para realizar a conversão é necessário preencher os dados. E é claro que as pessoas pensam duas vezes antes de colocar os dados em um formulário, uma vez que é preciso entender ao certo os benefícios de preenchê-lo.

Portanto, mostre ao usuário que aquele conteúdo é importante descrevendo de maneira específica o que está ofertado na landing page.

exemplo de mostrar a importância daquele conteúdo isca para o usuário
Parte da Landing Page do E-Book “Contratei uma Agência. E Agora? Veja o que exigir da sua Agência de Marketing Digital”. Confira a LP na íntegra clicando na imagem.

Para deixar mais claro: se você está ofertando um e-book sobre maquiagem, por exemplo, informe de maneira breve o que a pessoa vai encontrar no e-book e deixe claro que o preenchimento dos dados é importante para que o download do material seja realizado corretamente.

2 – Insira um Call to action (CTA) na sua Landing Page

O call to action (CTA) de uma landing page é uma das partes mais importantes para garantir a conversão do usuário. É primordial para promover boas ofertas, gerando leads e prosseguindo com as etapas do funil do Inbound Marketing.

O call-to-action é uma chamada — que pode ser visual ou textual — que leva o visitante a realizar uma ação dentro da página. Ele pode vir em diversas formas, como texto, link ou botão.

exemplo de Call to action (CTA)
Exemplo do Call to action (CTA) da LP do E-Book “Guia Completo do Facebook para Empresas”. Se tiver interesse no material, clique na imagem e baixe agora mesmo! É gratuito.

São acompanhados, normalmente, de palavras que incentivam o usuário na tomada de decisão, como “baixe agora o material”, “conheça agora nosso e-book”, “não perca essa oferta”, entre outros.

Além disso, a forma como ele está inserido dentro de uma landing page, o que está escrito, em que lado está… Tudo isso pode ter uma interferência negativa ou positiva.

3 – Lembre-se do contexto e objetivo do CTA

É fundamental relembrar que um CTA não deve vir sozinho e sem um bom contexto.

Não é bem visto colocar um CTA que leve para outra página e não para aquilo prometido na landing page. Ou seja, a landing page e o CTA devem, especificamente, ‘falar’ a mesma língua e facilitar assim a conversão do usuário.

4 – Crie Landing Pages simples

Uma frase que faz muito sentido em várias áreas, incluindo para a criação de uma boa landing page é: “menos é mais”. E não levar esta frase “ao pé da letra” é um dos maiores erros de várias empresas ao criar uma landing page.
Além do mais, existem outras questões que podem ser um grande erro, além de vistas negativamente pelo o usuário diminuindo o interesse pela empresa.

Dentre os erros estão:

  • Usar vários menus;
  • Mais de um CTA;
  • Levar o usuário ao “sobre” da empresa;
  • Criar qualquer informação diferente do que foi oferecido inicialmente.

Busque ser o mais direto possível e evite informações que não são relevantes.

exemplo de landing page simples
Viu só como uma Landing Page simples faz toda a diferença?

5 – Seja objetivo

Complementando o tópico anterior, ser objetivo é importante para empresa e usuário, já que facilita a ação do dentro da landing page.

Quando as pessoas entram em uma landing page, elas desejam encontrar aquilo que foi prometido no início. Desta forma, evite ‘enrolar’ demais e vá direto ao ponto para evitar que a pessoa saia da página. Mostre diretamente aquilo que ela procura, seja um infográfico, um e-book ou um vídeo.

6 – Não esqueça do SEO para Landing Pages

Assim como no seu Blog, as técnicas de SEO também são importantes em uma landing page, já que aumentam o tráfego e, consequentemente, a conversão.

Deixar a sua landing page otimizada significa que o seu futuro lead precisará de menos passos até realizar a conversão, o que é lucrativo para ambas as partes.

É fundamental lembrar que as técnicas de SEO devem andar juntas com o material rico. Não adianta ter um bom SEO se o conteúdo não é relevante e útil para o usuário.

Leia também:

Como o SEO pode colocar sua empresa na primeira página do Google

3 erros de uma Landing Page que você deve evitar!

Dentre diversos problemas que podem atrapalhar na conversão de um usuário, estão:

1 – Formulários extensos

A pessoa pode ter interesse no material ofertado pela empresa, porém, o tanto de informações necessárias até realizar o download acaba fazendo com que a pessoa desista.

Dessa maneira, uma dica útil é criar formulários simples, que contenham as informações relevantes, e evite perguntas que não vão agregar nada na nutrição do futuro lead e vão deixar o usuário constrangido em responder tantos tópicos distintos.

Como já foi visto no início do texto, o objetivo da landing page é a conversão do visitante através do formulário. Portanto, o caminho para deve estar claro.

2 – Formulários com dados pobres

Da mesma forma que quantidade demais em um formulário é prejudicial, não pegar informações importantes pode atrapalhar a estratégia de maneira geral.

Por exemplo, o formulário é para a conversão em um e-book sobre beleza de uma clínica de estética e só pergunta o nome e a idade da pessoa. Não quer nem saber se a mesma já realizou algum tratamento na área.

Como qualificar esse lead? Como usar suas informações de maneira assertiva? É essencial pensar nisso!

Leia também:

Como tomar decisões baseadas em dados?

3 – Várias opções de CTA

Até aqui você já viu o quão indispensável é o CTA dentro de uma landing page.

Então, é válido reforçar que quando o usuário entra em uma landing page, o certo é que ele vá direto a opção que a empresa quer que ele faça. Ou seja, não adianta colocar um CTA para conversão e mais 3 botões para outras finalidades. Ser direto é prioridade!

Atenção para o Design de uma Landing Page: como fazer?

Assim como todas as outras dicas, o design é indispensável para facilitar a conversão. Isso porque a maior parte das pessoas confia muito mais em uma página com um bom design do que uma que foi feita de qualquer maneira.

Da mesma forma que dizem que “comemos com os olhos” ao ver um belo prato em um restaurante, nosso cérebro tende a tornar mais familiar uma página quando o design dela é bem feito.

Além do mais, os elementos visuais de uma landing page favorecem a experiência do usuário na sua página.

Visto isso, alguns detalhes são importantes.

Prossiga com a leitura:

Vídeos podem ajudar

Dentre as boas práticas que podem ser usadas no design de uma landing page, estão os vídeos.

Os vídeos são ferramentas que podem fazer com que a pessoa seja convencida a realizar a conversão. Eles podem mostrar a opinião de outras pessoas ou um pouco sobre o material disponível.

Podem ser usados de maneira simples: é possível criar um conteúdo breve e rápido informando para o usuário o que ele encontrará ao preencher os dados na landing page. Isso cria credibilidade e também facilita a relação empresa-cliente.

Bons títulos fazem parte do design

O texto e o título podem influenciar, e muito, na quantidade de conversões que a landing page vai oferecer.

Um título ‘matador’ pode ser a cereja do bolo que falta para a sua landing page fazer sucesso. Ou seja, crie landing pages simples, invista em bons títulos e ofereça uma boa oferta ao seu visitante para ter mais resultados positivos.

As cores também são importantes

Você está oferecendo um material sobre o tratamento de espinhas e usa vermelho na landing page. O vermelho neste caso remete imediatamente a sangue, o que pode ser visto de forma negativa pelo “futuro” lead.

Desta forma, estude bem as cores, pesquise quais são as melhores opções e analise bem antes de publicar a landing page.

 

5 Exemplos de boas Landing Pages

1 – Eixo Digital – Agenda Lotada com WhatsApp

 

Exemplo de Landing Page da Eixo Digital. Para conferir a página na íntegra, basta clicar na imagem.

2 – Art Beauty Center – Calendário da Noiva

Exemplo de Landing Page da Art Beauty Center. Para conferir a página na íntegra, basta clicar na imagem.

3 – Clínica Átrios – Agendamento Cardiologia

Exemplo de Landing Page da Clínica Átrios. Para conferir a página na íntegra, basta clicar na imagem.

4 – Clínica da Família – Agendamento Endocrinologia

Exemplo de Landing Page da Clínica da Família. Para conferir a página na íntegra, basta clicar na imagem.

5 – Viva Oftalmologia – Atendimento Emergencial

Exemplo de Landing Page da Viva Oftalmologia. Para conferir a página na íntegra, basta clicar na imagem.

Se quiser mais exemplos de landing pages para se inspirar, confira agora mesmo a página de materiais ricos da Eixo Digital!

Agora que você já sabe o que é e para que serve uma landing page, use-a na sua estratégia de Inbound Marketing. Converse com um de nossos especialistas e descubra como aumentar os lucros da sua empresa!

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Descubra como geramos 40% a mais de demanda para um produto complexo

“Preciso aumentar o faturamento da minha empresa. É possível vender qualquer produto pela internet e conseguir bons resultados”?

Conversas como essas são bastante frequentes aqui na Eixo Digital . Potenciais clientes dos mais diferentes nichos de mercado nos procuram sempre ansiosos por encontrar “uma mágica” que os faça vender mais na rua, na chuva, na fazenda – e também, no ambiente virtual!

O primeiro ponto que ressaltamos com todos eles é o de que Inbound Marketing não é feitiçaria: é técnica e tecnologia. E se tal metodologia for aplicada por quem realmente entende do assunto (o/) é possível sim vender até lote na lua – se estiver à venda, é claro!

E para provar que mesmo produtos pouco conhecidos pelo mercado, tidos como complexos, pouco populares ou vistos como impossíveis de serem vendidos na web, podem sim ser promovidos na rede e gerar bons resultados.

Não acredita? Então, veja o sucesso de nossas estratégias com o cliente Sereno Coach e entenda como o ajudamos a educar o mercado sobre o que é Barra de Access. Aliás, você sabe o que isso significa?

Quem é o cliente?

José Robson Sereno, mais conhecido como Sereno Coaching, é um profissional que tem como missão ajudar pessoas acomodadas e insatisfeitas a sair da zona de conforto em que se encontram para que seus objetivos sejam alcançados.

Além de terapeuta, Sereno também é um propagador de técnicas alternativas e transformadoras que já mudaram a vida de pessoas insatisfeitas com a condição na qual se encontravam. E uma delas é a já mencionada Barra de Access.

Tal técnica foi desenvolvida para eliminar energias armazenadas no cérebro, permitir que o paciente tenha acesso à sua consciência e, com isso, consiga ter uma expansão da mente, ser mais grato e alcançar aquilo que deseja para si.

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O desafio: como vender Barra de Access pela internet?

Sereno Coach chegou à Eixo Digital por indicação de outro cliente da época, Geriart, em maio de 2016. Nesse período, somente o Facebook era usado para divulgar os cursos que ele tinha começado a ministrar, sem nenhuma outra finalidade.

Apesar de ser o 1º Facilitador de Barras de Access no Brasil, o coaching ainda não era conhecido como tal e não tinha nenhuma visibilidade ou promoção na internet.

Dentre os objetivos do cliente ao chegar à Eixo Digital , destacam-se:

  • Ser autoridade em Barra de Access no Brasil.
  • Vender os cursos pela web.

A demanda de trabalho para a Eixo Digital era a seguinte:

  • Criação de Identidade Visual
  • Desenvolvimento do site
  • Desenvolvimento de E-commerce
  • Produção de conteúdo para o blog
  • Ações de Social Media para Instagram e Facebook
  • Investimento em Mídias Pagas.

Ações e resultados

O site do Sereno Coach foi desenvolvido com todas as boas práticas de SEO e em um ano saiu de 0 sessões/mês para mais 6 mil sessões/mês.

Em um ano, foram mais de 5 mil leads gerados, com taxas de conversão dos materiais ricos com média de 40% – o que é bastante significativo! Dentre as pessoas que deixaram seus dados, quase 2 mil tornaram-se oportunidades, o que representa 40% dos leads.

Em relação ao ranqueamento, em maio de 2017, 66 palavras-chave e expressões digitadas no Google levaram pessoas a encontrar o site do cliente na primeira posição orgânica. Confira o gráfico  e veja como a nossa estratégia de Marketing de Conteúdo é matadora!

Agora, quando o assunto é relacionado às redes sociais, os números são imbatíveis. Ainda dentro de um ano, o Facebook teve um aumento de seguidores de 231% e no Instagram (que rufem os tambores) 3.432%! É ou não é para deixar qualquer cliente satisfeito?

O que acha de conferir tudo que precisa saber sobre Inbound Marketing em um só lugar? Acesse aqui a nossa categoria e aprofunde-se no assunto!

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